-
Arquitetos: 2by4-architects
- Área: 32 m²
- Ano: 2012
-
Fabricantes: Platowood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma ilha de 5 por 100 metros, na área dos lagos holandesa, 'Loosdrechtse Plas', 2by4-architects projetaram uma casa recreativa única. A casa é uma sutil moldura que capta a vista de dentro para fora e de fora para dentro. Antecipando completamente as necessidades do cliente, 2by4 projetou a casa de tal forma que ele pode personalizar a interação com a natureza circundante. Uma das fachadas de vidro pode ser completamente aberta, de modo que o terraço de madeira externo torna-se parte do interior. A fachada dobrada torna-se um elemento abstrato perpendicular que flutua acima da água. Ao abrir esta parte da fachada o piso de madeira da sala de estar agora está diretamente ligado à água, permitindo que os habitantes acessem o lago a partir da sala de estar.
Embora o tamanho da casa seja limitado, ainda contém todas as funções que são necessárias para o conforto. Chuveiro, banheiro, cozinha, armários, armazenamento e outras funções estão todas integradas em uma parede dupla. De acordo com a necessidade de uma função específica, a parede pode ser modificada de modo que a configuração espacial se altere, resultando em diferentes atmosferas. A lareira, que pende do teto, também contribui para a mudança de ambientes, pois ela pode ser rotacionada para o terraço ao ar livre para as noites de verão acolhedoras.
A orientação da residência é baseada no nascer e pôr do sol. Com a luz fria da manhã a fachada leste brilha, iluminando o interior branco. À noite, a luz quente flui para a fachada oeste, anunciando o fim do dia.
Visitantes que chegam na casa entram em uma série de sequências. Vista do continente, a casa flutua sobre a ilha. Chegando na própria ilha os visitantes são guiados para um cais elevado que os traz para o terraço do outro lado. O terraço continua em direção ao interior da residência onde pára no meio. Aqui, o piso muda de material e torna-se uma plataforma elevada de onde os visitantes podem olhar para trás para ver a natureza que eles atravessaram.